Sobre o FBSSAN
Leave a comment

Objetivos e ações

O FBSSAN realiza ações voltadas para a transformação de realidades que negam o acesso à alimentação saudável e suficiente às populações. Contribuir para a mobilização da sociedade civil na luta por Soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é sua principal missão. Para isso, promove articulações entre redes, organizações e movimentos sociais.

Diante da sua reconhecida inovação para o trabalho político-pedagógico, o Fórum desenvolve métodos que buscam identificar reivindicações integradas e integradoras. Os encontros, debates, palestras, atos, oficinas, entre outras atividades promovidas pelo FBSSAN, são sobre temas como o combate aos agrotóxicos, aos transgênicos, sobre a busca pela regulação da publicidade de alimentos, pelo acesso à terra, território e água, dentre outros.

O Fórum é membro, inclusive, da Comissão Especial de Monitoramento de Violações ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Em contraponto a essas práticas, defende os alimentos como um patrimônio cultural imaterial, valorizando os saberes e modos de fazer tradicionais de agricultoras e agricultores.

Entre suas principais estratégias políticas está o fortalecimento e a qualificação da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Também são espaços estratégicos de atuação do FBSSAN: a Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (Cian); o Grupo Consultivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); o Comitê Temático do Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e o Grupo de Trabalho de Normas Sanitárias para a Produção Familiar e Artesanal.

Além das entidades e movimentos sociais que compõem sua coordenação, o FBSSAN promove diálogos com outras organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), o Fórum Nacional pela Reforma Urbana (FNRU), como exemplos.

Dessa maneira, o FBSSAN exerce um papel importante, inserindo temas de SAN na construção das agendas nacional e internacional. Se dedica, ainda, à promoção coletiva de espaços de reflexão e debate sobre propostas de políticas públicas e legislações. Sempre provendo diálogos, O FBSSAN pressiona em espaços de poder em prol de respostas às demandas por um sistema alimentar social e culturalmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Saiba sobre o histórico do Fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *