Notícias
Leave a comment

FBSSAN apresenta demandas às candidatas e aos candidatos

O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) lança carta aberta com demandas às candidatas e aos candidatos nessas eleições. O documento apresenta reivindicações que trariam mudanças na qualidade de vida população como, por exemplo, propostas para garantia de “alimentos mais sadios”, sem transgênicos ou contaminação por agrotóxicos.

Em 2014 o FBSSAN completa 15 anos de atuação permanente com a avaliação de que foram “importantes as vitórias alcançadas na construção do marco legal do DHAA [Direito Humano à Alimentação Adequada] e de políticas públicas voltadas para a erradicação da fome e a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)”.

No entanto, a carta do Fórum aponta que ainda faltam mecanismos para efetivar direitos nessa área “em face da persistência ou mesmo agudização de ameaças que comprometem práticas alimentares saudáveis e respeitosas da diversidade cultural, bem como dão pleno curso a modelos de produção causadores de danos sociais e ambientais e que comprometem a sociobiodiversidade”.

O texto do FBSSAN, articulação que reúne organizações, movimentos sociais, instituto de pesquisa e pessoas de diversos segmentos como saúde, direitos humanos, educação popular, dentre outros, reforça ainda reivindicações históricas. Entre elas,  o direito à terra, a Reforma Agrária e a regularização fundiária de territórios indígenas e outras populações tradicionais. Também aborda a importância da agroecologia, de uma política nacional de abastecimento de alimentos, de uma legislação para o fortalecimento da agricultura urbana, dentre outros temas.

Leia aqui o texto na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *