Notícias
Leave a comment

FBSSAN realizará seminário sobre abastecimento alimentar no Brasil

seminariosite

Evento do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) reunirá organizações e movimentos sociais no Rio de Janeiro

seminariositeO Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional(FBSSAN) realizará no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de fevereiro, um seminário sobre o abastecimento alimentar no país. Por entender que as relações entre produtores e consumidores estão desestruturadas, o FBSSAN aponta o tema como estratégico. O grau de concentração corporativa no ramo de comercialização de alimentos reforça essa avaliação. Para se ter uma ideia,  as três maiores redes de supermercados no país concentraram quase metade dos rendimentos de todo o setor, segundo o mais recente ranking da Associação  Brasileira de Supermercados (Abras). Os supermercados são responsáveis por 83% de todo o abastecimento no país.

Além de analisar os efeitos dessa realidade na qualidade e na diversidade da alimentação no brasileiro, o seminário pretende promover debates que aliem o tema aos princípios da soberania alimentar e do direito humano à alimentação adequada.  O evento deve contar com 50 participantes, entre integrantes de organizações, movimentos sociais e pesquisadores do tema. A ideia avançar nas reflexões e propostas para fortalecer as demandas da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), um instrumento de articulação com o governo, e influenciar nas decisões da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser promovida em novembro.

“Carecemos de uma política pública de abastecimento alimentar articulada com os  princípios da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Inclusive, essa avaliação já estava presente na última Conferência [realizada em 2011]. Ela destacou a necessidade do Estado assumir um papel regulador [preços, formação de estoques, expansão e concentração corporativa]. Isso é fundamental para avançarmos na construção do Sisan [Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional]”, reforça Vanessa Schottz, professora de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do FBSSAN.

Para o Fórum, uma política nacional que trate do acesso aos alimentos deve estar diretamente ligada à dimensão da produção. O FBSSAN critica a lógica privada no abastecimento e comercialização por essa favorecer um modelo agrícola baseado em monoculturas de larga escala e no uso de agrotóxicos. Por isso, Juliana Casemiro, da Secretaria Executiva do Fórum, ressalta que a programação do seminário inclui mesas de debates que visam estimular os participantes a trocarem informações sobre a promoção  e fortalecimento de uma agricultura familiar diversificada e agroecológica, com respeito à natureza e à cultura local.  “As dimensões da nutrição e da saúde também estarão no centro do debate”, completa Juliana.

Acesse a programação completa aqui.  

Serviço:

Seminário sobre Abastecimento Alimentar – 24 e 25 de fevereiro – Rio de Janeiro (RJ).

Mais informações: secretaria@fbssan.org.br.

Foto da arte: Marcello Casal Jr/ ABr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *