Uncategorised
Leave a comment

Fórum apresenta exposição Comida é Patrimônio e discute biofortificação na Conferência Nacional de Segurança Alimentar

De 03 a 06 de novembro, será realizada a quinta conferência de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan), emBrasília. Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O conselho é uma ferramenta de controle social, composto em sua maioria por representantes da sociedade civil e uma parte por representantes do poder público, criado em 1993. O objetivo do Consea é acompanhar as políticas públicas na área de alimentação e propor ações e iniciativas.

O encontro receberá cerca de 2 mil convidados, sendo dois terços de indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais e a população em geral. Também terá presença de governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores. A conferência será prestigiada por convidados nacionais e internacionais. A palestra de abertura será feita pela ativista indiana Vandana Shiva. Sua luta é  pela preservação da biodiversidade e pela defesa da soberania sobre as sementes e os alimentos.

O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) tem representação no Consea. Diversos membros contribuíram com a Comissão Organizadora da Consan e com a realização das pré-conferências e conferências municipais e estaduais que antecederam o principal encontro em Brasília.

Durante a quinta edição da Conferência o Fórum participa com duas atividades integradoras, organizada e realizada com parceiros e movimentos sociais, entre os quais, o Conselho Federal de Nutrição (CFN), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) . A primeira tratará sobre “Abastecimento alimentar na perspectiva da soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e do Direito Humano à Alimentação”. A segunda abordará a questão “Biofortificação de alimentos: contexto e controvérsias”. Ale

Além das rodadas de debates, o FBSSAN apresentará a exposição itinerante “Comida é Patrimônio”. A mostra reúne frases chamadas de “pensamentos-pimenta” sobre as múltiplas dimensões do comer: social, histórica, política, econômica, afetiva, cultural e ambiental.A iniciativa faz parte da campanha digital Comida é Patrimônio, lançada pelo Fórum no primeiro semestre de 2015, em parceria com a Malagueta Comunicação. As frases selecionadas fazem parte dos quatro eixos da campanha: Comida é bem material e imaterial; comida é identidade, memória e afeto; Comida é diálogo de saberes; e Modos de viver, produzir e comer.

A exposição será apresentada numa parede de papelão de 6 metros. A ideia pensamento-pimenta vem do escritor Rubem Alves. Para a exposição, a inspiração se transformou numa linguagem artística que associa o peso das palavras e o impacto das imagens para provocar a reflexão e iluminar os sentimentos e a ação. A exposição contará também com um mural interativo, onde os visitantes poderão compartilhar seus pensamentos-pimenta.

A Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional acontecerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Para mais informações, acesse http://www4.planalto.gov.br/consea

Sobre o FBSSAN:

O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), criado em 1998, articula pessoas, organizações, redes, movimentos sociais e instituições de pesquisa na luta pelo Direito Humano à Alimentação. Busca sensibilizar para uma visão mais ampla da questão, trabalhando com variadas perspectivas do sistema alimentar: produção, processamento, abastecimento e consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *