Notícias
Leave a comment

A verdade sobre a comida é tema de debate no Conbran

O FBSSAN participa do XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que acontecerá entre os dias 26 e 29 de outubro, em Porto Alegre. O tema proposto para esta edição é “Conhecimentos e estratégias em Alimentação e Nutrição: multiplicando experiências e definindo caminhos sustentáveis”.

No dia 27 de outubro, será realizada a mesa redonda A verdade sobre o que comemos, com biofortmoderação de Maria Emília Pacheco, presidente do Consea-Nacional, que vai tratar sobre os alimentos transgênicos e biofortificação de sementes. O pesquisador Leonardo Melgarejo, co-autor do livro “Lavouras transgênicas: riscos e incertezas – mais de 750 estudos desprezados pelos órgãos de reguladores de OGM”, abordará o tema “Os alimentos transgênicos: questões relativas à saúde humana e ambiental.

Para falar sobre as sementes biofortificadas, a professora drª Juliana Casemiro, do Instituto de Nutrição da UERJ e secretária-executiva do FBSSAN, apresentará as questões reunidas no documento de posicionamento “Biofortificação: as controvérsias e as ameaças à soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”, lançado no último dia 18 de outubro pelo Fórum.

A organização também participa no dia 29 de outubro na mesa “Abordagens de mobilização, informação e promoção da alimentação adequada e saudável”, mediada pelo professora drª Taís Salema, do Instituto de Nutrição da UniRio e membro do momento Comer pra quê?.  Juliana Casemiro vai falar sobre a Campanha Comida é Patrimônio, que também estará exposta no evento. Na mesa também participa Fúlvio Iermano, líder do GT de Educação do Slow Food e a professora drª Amábela Cordeiro, do Instituto de Nutrição da UFRJ e coordenadora do Comer pra quê?. Para saber mais sobre o site do Conbran.

Texto: Juliana Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *