Notícias
Leave a comment

Diálogos sobre Alimentação Adequada na UERJ

No dia 18 de outubro será realizado o evento “O clima está mudando a alimentação e

agricultura também: comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro”. O título faz referência ao tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agriculturaafojo_guapimirim_fev2015-21 e Alimentação (FAO) para celebrar anualmente o Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro. No Brasil, foi criada a Semana Mundial da Alimentação. Por isso, o mês de outubro é convidativo para refletir sobre a comida do dia a dia e seus desafios.

A organização do encontro é do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) em parceria com o Instituto de Nutrição da UERJ e o Coletivo Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro. A programação também integra as homenagens aos 70 anos do livro Geografia da Fome, do médico brasileiro Josué de Castro e marca a inauguração da Feira Agroecológica da universidade. O evento acontecerá das 9h às 18h, na capela ecumênica. Não é necessário fazer inscrição prévia.

O dia começa com um debate sobre as contribuições de feiras agroecológicas para Sistemas Alimentares Saudáveis. Os convidados para essa discussão são Inês Rugani  (INU/UERJ – ABRASCO); Márcio Mendonça (AS-PTA) e Francisco Caldeira (RedeCau).

Na segunda parte da programação, o FBSSAN abordará o tema da biofortificação de sementes, tendo a comunicação como estratégia de ação e debate com o lançamento de quatro projetos. São eles: o documento de Biofortificação: as controvérsias e as ameaças à Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; o boletim Biofortificação: diálogos sobre saúde, direitos e soberania alimentar; a segunda fase da campanha Comida é Patrimônio com o tema Ocupe a cultura alimentar; e o novo site do Fórum. Para discutir sobre a biofortificação estarão presente membros do FBSSAN e a pesquisadora Cláudia Smith (CPDA/UFRJ).

De acordo com Juliana Casemiro, secretária-executiva do FBSSAN,  projetos com este propósito estão em curso há mais de uma década em várias partes do mundo concentrando-se em países da África, Ásia e América Latina. Apesar das várias experiências em andamento, inclusive no Rio de Janeiro, esta tecnologia está longe de gerar consensos e sua implantação tem sido marcada por restrita ou inexistente participação da sociedade.

“Desde 2014 estão sendo realizadas pesquisas e reflexões conjuntas sobre o tema reunindo membros do FBSSAN, CONSEA, CFN, GT Alimentação e Nutrição da ABRASCO, INCA, EITA e outros parceiros. Como fruto deste diálogo foi produzido o boletim e o documento. Pretendemos subsidiar debates e dar continuidade às reflexões e análise crítica sobre o tema”, explica Juliana.

O panorama dos 70 anos do livro Geografia da Fome será tratado pela antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros. A terceira parte do evento será coordenada Coletivo Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro, que convoca os participantes para uma plenária para debater os desafios da Segurança Alimentar e Nutricional no Rio de Janeiro.  Mais informações pelo e-mailnucane@gmail.com

Confira a programação do evento O clima está mudando a alimentação e agricultura também: comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

9h às 09h30 – Boas vindas
9h30 às 11h30 – Feiras Agroecológicas como Estratégias de um Sistema Alimentar Saudável
Debatedores: Inês Rugani (INU/UERJ – ABRASCO), Márcio Mattos (AS-PTA) e Francisco Caldeira (Rede CAU)
Mediação: Jorginete Damião (INU/UERJ)

11h30 às 12h – Comida é Patrimônio: a comunicação promovendo a democratização de informação e a construção de protagonismos em SAN
Debatedora: Juliana Dias (Malagueta Comunicação)
Moderação: Juliana Casemiro (INU/UERJ – Secretária Executiva do FBSSAN)
12h- Lançamento da Feira Agroecológica da UERJ
12:30 às 14h30 – Intervalo para Almoço

14h30 às 15h30 – Biofortificação: as controvérsias e as ameaças à soberania e segurança alimentar e nutricional.
Debatedora: Cláudia Schmitt (CPDA/UFRRJ)
Moderação: Juliana Casemiro (INU/UERJ – Secretária Executiva do FBSSAN)

15h30 às 16h – Os 70 anos do Livro Geografia da Fome
Debatedora: Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros
Moderação
: Ana Carolina Feldenheimer (INU/UERJ)

16h às 18h – Desafios da Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Rio de Janeiro
Moderação: Regina Oliveira e Bruno Prado (Coletivo de SAN)

Por Juliana Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *