A campanha Comida é Patrimônio é uma estratégia de mobilização e comunicação, com a finalidade de estreitar os vínculos entre cultura e Segurança Alimentar e Nutricional. Os objetivos são estimular a população a repensar a relação com os alimentos e lutar por um sistema alimentar mais justo, equitativo, saudável, sustentável e solidário. Assim, o Fórum busca valorizar a identidade alimentar, presente nas ricas regionalidades culinárias do país, bem como nas dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas. Em 2016, foi lançada a segunda fase intitulada “Ocupe a cultura alimentar”, em que as provocações foram construídas pela estética da colagens. Em 2018, a terceira fase é inspirada nos biomas brasileiros e em pensamentos de denúncia e anúncio, que expressam as vozes de resistências e as redes de solidariedade dos territórios. Com o tema “Celebre o Brasil e seus mundos de vida”, a exposição itinerante apresenta uma mapa interativo do Brasil.
Eixos da campanha:
- Comida é bem material e imaterial
- Comida é memória, afeto e identidade
- Comida é diálogo de saberes
- Modos de viver, produzir e comer
Além dos eixos, a campanha lançou o Manifesto da Colher de Pau, de Raul Lody
Conheça a série Pensamentos-pimenta – galeria
Exposição itinerante Comida é Patrimônio – galeria
Conheça os artigos acadêmicos sobre a campanha
Segunda fase da campanha: Ocupe a cultura alimentar
Terceira fase da campanha: Celebre o Brasil e seus mundos de vida
Créditos:
Coordenação Executiva do projeto:
FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)
Vanessa Schottz
Juliana Casemiro
Rozi Billo
Curadoria, conceito expositivo e produção:
Malagueta Comunicação
Design gráfico: Gregor Fasching
Texto curatorial: Juliana Dias
Imagens: Carolina Amorim, Mariana Moraes e Davy Alexandrisky