Campanha

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A campanha Comida é Patrimônio é uma estratégia de mobilização e comunicação, com a finalidade de estreitar os vínculos entre cultura e Segurança Alimentar e Nutricional.  Os objetivos são estimular a população a repensar a relação com os alimentos e lutar por um sistema alimentar mais justo, equitativo, saudável, sustentável e solidário. Assim, o Fórum busca valorizar a identidade alimentar, presente nas ricas regionalidades culinárias do país, bem como nas dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas. Em 2016, foi lançada a segunda fase intitulada “Ocupe a cultura alimentar”, em que as provocações foram construídas pela estética da colagens. Em 2018, a terceira fase é inspirada nos biomas brasileiros e em pensamentos de denúncia e anúncio, que expressam as vozes de resistências e as redes de solidariedade dos territórios. Com o tema “Celebre o Brasil e seus mundos de vida”, a exposição itinerante apresenta uma mapa interativo do Brasil.

Eixos da campanha:

  1. Comida é bem material e imaterial
  2. Comida é memória, afeto e identidade
  3. Comida é diálogo de saberes
  4. Modos de viver, produzir e comer

Além dos eixos, a campanha lançou o Manifesto da Colher de Pau, de Raul Lody

Conheça a série Pensamentos-pimenta – galeria

Exposição itinerante Comida é Patrimônio – galeria

Conheça os artigos acadêmicos sobre a campanha

Segunda fase da campanha: Ocupe a cultura alimentar

Terceira fase da campanha: Celebre o Brasil e seus mundos de vida

Quarta fase da campanha: Das redes às rodas: em defesa dos modos de produzir, viver e comer nos diferentes biomas do Brasil

Créditos:
Coordenação Executiva do projeto:
FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)
Vanessa Schottz
Juliana Casemiro
Rozi Billo

Curadoria, conceito expositivo e produção:
Malagueta Comunicação
Design gráfico: Gregor Fasching
Texto curatorial: Juliana Dias
Imagens: Carolina Amorim, Mariana Moraes e Davy Alexandrisky