O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) vem a público manifestar profunda indignação e pesar pela perda de Marielle Franco, mulher, preta e cria de um dos maiores complexos de favelas do Brasil. De igual forma, expressamos o mesmo sentimento pela morte de Anderson Pedro Gomes, o motorista que conduzia o carro, alvos deste brutal atentado com a vida e à democracia.
Eleita vereadora do Rio de Janeiro com a quinta maior votação da Câmara, Mariella vinha utilizando seu mandato para denunciar injustiças e violências que atingem toda população carioca. Mas, infelizmente atinge de forma mais grave a população pobre, preta e da favela. Atinge as mulheres.
Sua presença na Câmara dos Vereadores representava denúncia e anuncio num só momento. Sua Voz era a voz de muitas representações, da diversidade.
A fome está de volta. A violência nunca acabou!
Esse é mais um duro golpe à democracia.
“Marielle vive, Marielle viverá. Mulheres negras não param de lutar.”
Sua voz continuará a ecoar. Permaneceremos na luta, resistindo às fortes ondas.
Nas lutas coletivas do dia a dia, encontramos coragem e força para também não calar a voz e combater todo tipo de injustiça e violência. Nossos sentimentos e solidariedade às famílias de Marielle e Antônio.
Marielle, presente.
Vídeo: Maria Emília Pacheco
Imagens: Juliana Casemiro
Local: Praça da Candelária, durante a manifestação pela execução de Mariella Franco. Centro do Rio de Janeiro, 14/03/2018.