Notícias
Leave a comment

Frente Ampla Contra a Fome e Pelo Direito à Alimentação

No domingo, dia 27/01, a sociedade civil se reunirá no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, para um ato público em defesa do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto pelo Governo Federal (MP Nº 870, de 01/01/2019). Na ocasião será lançada a Frente Ampla contra a Fome e pelo Direito à Alimentação, formada por ONGs, conselhos regionais, Conseas municipais e o estadual, universidades, movimentos ecológicos e indígenas,  mandatos parlamentares, entre outras organizações. O FBSSAN também faz parte dessa mobilização.  

A partir das 10h, a Frente convoca toda a população para participar do ato, levando pratos vazios que serão colocados em uma mesa de 1 Km, montada na pista fechada entre as ruas Barão do Flamengo e Correia Dutra. O evento tem presença confirmada de dois ex-presidentes do Consea, Francisco Menezes (Ibase) e Maria Emília Pacheco (Fase), integrantes do Fórum; e de Daniel Sousa (Ação da Cidadania).

O ato se propõe a ser informativo, educativo e propositivo.  Haverá banners com explicações sobre o que é o Consea, sua relevância, a importância da comida de verdade e a iminência do Brasil voltar ao Mapa da Fome da ONU, do qual saiu em 2014. A frente ainda fará a convocação para a adesão ao Banquetaço, mobilização nacional que acontecerá no dia 27 de fevereiro, também em defesa do Consea.

Serviço
Frente Ampla Contra a Fome e Pelo Direito à AlimentaçãoLocal: Aterro do Flamengo, entre a Barão do Flamengo e a Correa Dutra, na pista fechada do aterro.
Dia: 27/01 (domingo)
Horário: 10h às 13h

Organizadores: CRN4 ( Conselho Regional de Nutrição), CFN ( Conselho Federal de Nutrição), Consea Nacional, Consea Estadual RJ, Consea-Rio, Consea Belford Roxo, Consea Nova Iguaçu, Consea Niterói, Consea Petrópolis, Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN), Ação da Cidadania,Ibase, Unegro, Rede Carioca de Agricultura Urbana, Acelbra, CEDAC, Instituto Maniva, Coletivo Humanista, UNEAFRO – RJ, UFRJ, IFF, Fórum Nacional de Combate aos Agrotóxicos, Fórum de Saúde Niterói, Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, UNIRIO, UERJ, MST, Unisuam, Comida e Afeto, AS-PTA, CETRAB, MAPA/DPDAG-RJ, USEAM Aldeia Maracanã, UNACOOP, Centro de Educação Multicultural (CEM), Rede Ecológica, Movimento de Ressurgência Puri e mandatos de parlamentares.

Foto: Mariana Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *